Quinta-feira, 1 de Maio de 2008

As obras na Ponte da Barra

As obras que estão a decorrer na ponte da Barra, desde Fevereiro do ano passado, têm o seu fim previsto para o dia 24 do próximo mês, o que perfaz um período de construção de um ano e três meses.

 

Fernando Caçoilo, vereador do pelouro das Obras e Equipamentos, da autarquia ilhavense, confirma que «o acordo entre o empreiteiro e o dono da obra (Estradas de Portugal) aponta o final de Maio como a data de finalização dos trabalhos», garantindo estarem a ser efectuados todos os esforços por parte da empresa no sentido de cumprir este prazo.
Nesta altura, procede-se aos acabamentos da parte superior do tabuleiro, ao nível do isolamento e revestimentos. Nas palavras do vereador, «o trabalho “escondido” já está feito». Assim, não estão previstos mais cortes totais de trânsito, a não ser «pontualmente, de cinco ou dez minutos».
A reparação e o reforço estrutural da ponte foram os objectivos desta empreitada, que visou, de acordo com a Estradas de Portugal, «estancar o mecanismo básico de degradação da estrutura, que consiste na corrosão das armaduras causada pela acção dos iões de cloreto transportados por via aérea e, também, por contacto com a água salgada da Ria». Procedeu-se, ainda, a um alargamento do tabuleiro, em 80 centímetros, para permitir a passagem de peões e ciclistas, ficando ambas as pistas protegidas por rails. Também a iluminação sofreu alterações. Os postes desapareceram, tendo as lâmpadas ficado colocadas nos lancis.

 

O anúncio de que a Ponte da Barra vai reabrir ao trânsito, no próximo dia 24 de Maio, fica a marcar as comemorações do sétimo aniversário da elevação da Gafanha da Nazaré a cidade, ontem realizadas.
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, disse que, «como obra importantíssima que é, está previsto que os trabalhos terminem no fim do mês de Maio». O autarca elogiou «as competências técnicas, nomeadamente, a nível de segurança da estrutura», mas lembrou que também vai ficar muito mais agradável à vista, prometendo o autarca ilhavense «uma surpresa que vai ficar guardada até ao limite».

A data de abertura acordada entre a Câmara Municipal, o IEP – Estradas de Portugal e o empreiteiro é 24 de Maio, recordando Ribau Esteves que já se encontra em curso a obra de construção da pista ciclável que vai fazer a ligação Barra/Costa Nova.
O presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra, também se manifestou bastante satisfeito com o anúncio. «Já tínhamos feito sentir que era de todo o interesse abrir a ponte o mais rapidamente possível ao trânsito», lembrou. (notícia retirada do Jornal Diário de Aveiro)

publicado por futuraveiro às 21:22
link do post | comentar | favorito
|

.Mais sobre o grupo

.Visitantes

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Marina da Barra

. Programa Polis é solução ...

. As obras na Ponte da Barr...

. Comboio de mercadorias Po...

. Trabalho de campo

. A Barra de Aveiro

. Casa Major Pessoa e a Art...

. Aveiro, a Veneza de Portu...

. "Programa Polis-Aveiro"

. O Futuro edifica-se sobre...

. O nosso projecto

.arquivos

. Maio 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

.links

.Aveiro


.Relógio

.Visitantes

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post